domingo, 22 de abril de 2018

Tradição Hindu

No fim de semana passado tivemos a oportunidade de assistir a uma celebração Hindu. Uma celebração ao Deus da Guerra. Ao chegarmos ao local, fomos logo muito bem recebidos pelos populares e levados para onde o inicio da celebração estava a acontecer. Eu não fui para muito perto, mas o Sam foi, tirou os sapatos e foi. Eu conseguia ver um lençol a ser segurado sobre um homem quem se encontrava deitado no chão. Ao se levantar, trazia uma agulha gigante que lhe perfurava as duas bochechas e trazia uma fatia de lima pendura numa das pontas. Na língua, trazia ao preso que se parecia com uma cabeça de cobra em metal que lhe saia da boca e ia até ao nível do nariz. Nas costas trazia muitos ganchos que lhe perdurava a pele, dezenas. Quando se levantavam, comportavam-se como se estivessem numa espécie de transe.
Vários homens jovens passarem pelo mesmo ritual. Os que traziam ganchos nas costas, tinham fios a sair dos ganchos e ia alguém atrás deles a segurar, enquanto eles puxavam. Ou então, eram pendurados no ar, pelos ganchos.
Enquanto tudo isto decorria, eu estava com um nó no estômago. Tudo me parecia muito cruel e não sabia o significado do que estava a acontecer. Seria um rito de passagem para a idade adulta?
Pediam-me que tirasse fotos. A eles e com eles.
Foram todos em procissão, adultos, mulheres e homens, crianças e bebés, todos a assistir, a cantar e a tocar tambores. Convidaram-nos a ir com eles até ao tempo e depois a almoçar com eles. Não fomos. Para ser sincera, inventei uma desculpa.
Parecia que tinha estado num episódio do National Geographic.

Depois de fazer uma pesquisa descobri que, este ritual era dedicado ao deus da guerra.

Estas são apenas duas das fotos que tirei. Das que se podem postar.

Esta criança olhava para o homem que vinha pendurado pelos ganchos nas costas.

Este senhor pediu-me para tirar uma selfie com ele.

*Todas as fotos foram tiradas com consentimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estava bem mas é calada

Até agora a maior parte dos meus colegas de trabalho tiveram gastroenterite pelo menos uma vez. Esta semana eu disse: "Eu tenho tido...