domingo, 8 de abril de 2018
O trânsito
Eu já sabia que o transito por cá era dificil.
Já quando fui a Tailândia, o sistema era parecido. Eu é que nunca percebi muito bem que regras existiam, ou mesmo se existiam regras.
Até agora, consegui perceber o seguinte:
Por cá o sinal de semáforo vermelho e o stop são para parar, quase sempre.
Uma estrada com duas vias, não tem necessariamente duas filas de carros, mas tantas quantas couberem na estrada.
Uma linha continua é só uma linha desenhada na estrada.
Para ultrapassar, não interessa muito se vêem carros de frente, desde que eles te vejam a fazer a manobra, podem sempre desviar-se para a valeta. O sinal de pisca, ainda não sei muito bem para que serve, por que por cá, antes de ultrapassar, apita-se, para dar sinal que se vai fazer uma manobra, e o outro condutor, apita de volta a dizer que está bem ou que não está.
A buzina serve para quando se está parado num sinal vermelho, dizer aos outros condutores, 'quando ficar verde avança', e então toda a gente apita.
Na hora de ponta, os semáforos mudam para intermitente laranja e um policia vai para o meio da estrada dar instruções ao transito (numa temperatura de cerca de 35C).
As passadeiras não te dão prioridade de passar na estrada, a melhor forma que consegui arranjar de passar a estrada foi, por a mão no ar, e avançar lentamente até que o trânsito pare, isto claro, na passadeira.
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