domingo, 8 de abril de 2018

O trânsito

Eu já sabia que o transito por cá era dificil. Já quando fui a Tailândia, o sistema era parecido. Eu é que nunca percebi muito bem que regras existiam, ou mesmo se existiam regras. Até agora, consegui perceber o seguinte: Por cá o sinal de semáforo vermelho e o stop são para parar, quase sempre. Uma estrada com duas vias, não tem necessariamente duas filas de carros, mas tantas quantas couberem na estrada. Uma linha continua é só uma linha desenhada na estrada. Para ultrapassar, não interessa muito se vêem carros de frente, desde que eles te vejam a fazer a manobra, podem sempre desviar-se para a valeta. O sinal de pisca, ainda não sei muito bem para que serve, por que por cá, antes de ultrapassar, apita-se, para dar sinal que se vai fazer uma manobra, e o outro condutor, apita de volta a dizer que está bem ou que não está. A buzina serve para quando se está parado num sinal vermelho, dizer aos outros condutores, 'quando ficar verde avança', e então toda a gente apita. Na hora de ponta, os semáforos mudam para intermitente laranja e um policia vai para o meio da estrada dar instruções ao transito (numa temperatura de cerca de 35C). As passadeiras não te dão prioridade de passar na estrada, a melhor forma que consegui arranjar de passar a estrada foi, por a mão no ar, e avançar lentamente até que o trânsito pare, isto claro, na passadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estava bem mas é calada

Até agora a maior parte dos meus colegas de trabalho tiveram gastroenterite pelo menos uma vez. Esta semana eu disse: "Eu tenho tido...