domingo, 13 de maio de 2018

Semana internacional de Enfermagem

Esta semana que passou foi a semana internacional de Enfermagem.
A organização onde estou a fazer voluntariado foi convidada a participar no evento ara celebrar a semana da enfermagem cá no Sri Lanka. Apenas duas fomos convidadas a falar, que por coincidência somos as duas estrangeiras. Por cá gostam de estrangeiros e dizem que lhes dá credibilidade ao que fazem, por quê não sei.
No dia, a caminho da cerimonia, num tuk tuk, de computador no colo e papel na mão a tirar notas, lá fomos.
Chegamos e estavam milhares de pessoas, a maioria enfermeiras, todas vestidas a rigor. Uniforme branco, imaculadamente passado a ferro, chapéu também branco, sapatos brancos.
A primeira encenação foi da guerra, armas falsas no palco e uma encenação de montes de gente a morrer e a Florence Nightingale veio com a sua lanterna e salvou toda a gente.
Entretanto chegou o presidente do Sri Lanka.
Lá chegou a altura de 'os convidados de honra' (as únicas com tom de pele mais claro, no meu parecer) irem ao palco. Falei da organização e de oportunidades de formação para enfermeiros e também de oportunidades para aqueles que estejam interessados em se desenvolver profissionalmente e participar nessas actividades como instrutores.
Coisas que aprendi:
Mais uma vez fiquei a saber da historia da vida de Nightingale e da sua influencia bastante importante para a enfermagem.
Fiquei a saber que para sermos enfermeiros precisamos apenas de uma lanterna e vocação, o dinheiro não interessa.
E fiquei a saber que há enfermeiras que são quase tão boas como médicas.
Por cá, nas admissões para a escola de enfermagem, apenas são aceites 5% das candidaturas de homens e 95 % de mulheres.
E que está na altura de investir no futuro da enfermagem. Será que isso será sermos tão boas como medic(o)s?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estava bem mas é calada

Até agora a maior parte dos meus colegas de trabalho tiveram gastroenterite pelo menos uma vez. Esta semana eu disse: "Eu tenho tido...